Acreditamos que a energia pode ser conduzida de forma sustentável. Vejam esta matéria sobre o cobre:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLHmkTP7uO3BrStVT34jRccR2UnSERiYw8OLBelYl0JsP-bux2RcEAZInKekbTzsU1vAEzx8I29nx_9g4pUiNwJey87J4xPfbCOBsCys34eeWADdGz-ZK3FVJBfcLDidIeucPIDhW5ggDe/s320/cabo+de+cobre.jpg) |
Foto: Comercial Universo
|
A energia elétrica sustentável é o conceito que prima pelo aumento da eficiência energética no uso da corrente elétrica. Este conceito expõe preocupações em nossa sociedade global, tais como a solução da forma de conservação e incrementação a disponiblidade de energia ou a busca de formas para a redução dos perigosos gases de estufa.
Produtos elétricos fabricados com conceitos de energia elétrica sustentável utilizam menos energia que os fabricados com padrões tradicionais.
O fator chave responsável pela melhora da eficiência energética é o uso de cobre e a existência de maiores quantidades desse metal (do que é requerido) em produtos elétricos padrões. Isso se deve porque o cobre tem extraordinárias propriedades de condução elétrica que aumentam os níveis de eficiência energética dos produtos elétricos.
A energia elétrica sustentável oferece ao mercado oportunidades para alcançar benefícios financeiros, meio ambiente e relacionados com a saúde.
Os produtos que são energicamente eficientes produzem importantes impactos positivos durante sua vida útil. As razões são as seguintes:
Menores custos operativos: os usuários se beneficiam na diminuição das contas de luz e custos de manutenção.
Aumento de confiabilidade: produtos com eficiência energética são mais confiáveis que os bens standard. Os usuários de produtos eficientes energicamente se beneficiam de uma menor freqüência de manutenção.
Maior vida: os produtos eficientes em energia geralmente duram mais tempo que os bens standard. Os usuários não precisam substituir esses aparelhos com tanta freqüência.
Menor risco de curto-circuito: os produtos com eficiência elétrica têm um menor máximo de demanda energética. Isso ajuda a reduzir o risco de curtos-circuitos e blecautes, assim como os custos extraordinários que podem resultar das interruções de energia.
Mais capital para investimentos: ao usar produtos eficientes, as economias derivadas das contas elétricas mais baixas , os menores custos de manutenção, maior vida útil dos produtos e menores riscos de enguiços na energia, podem ser usados para investimentos empresariais estratégicos, que permitam às companhias crescer e prosperar.
Ao possuir energia elétrica sustentável e usá-la de maneira proveitosa e eficiente, as plantas geradoras queimam menos carvão e emitem menos gases estufa e mercúrio ao ambiente, que são prejudiciais a saúde.
O cobre é o material sustentável preferido quando se necessita alta condutibilidade elétrica. Por exemplo, o cobre conduz a eletricidade 60% melhor que o alumínio, cinco vezes melhor que o ferro, dez vezes melhor que o aço e 18 vezes melhor que o titânio. A prata é o melhor metal que tem condutibilidade elétrica, porém é mais caro e acaba não sendo utilizado nas aplicações elétricas, em sua maioria.