iluminação é um aspecto extremamente importante nos projetos residenciais. Além de agregar beleza e charme aos ambientes – internos e externos – a luz propiciada nos locais também cumpre o papel de orientar e garantir a segurança na locomoção dos moradores e visitantes.
É uma pena que, mesmo diante disso, muitas pessoas negligenciem a iluminação de pátios, garagens, fachadas, jardins, varandas e afins. A gente sabe que você se preocupa com sua casa de modo geral, portanto, listamos algumas dicas imprescindíveis para deixar suas áreas externas muito mais bonitas, iluminadas e funcionais. Ficou curioso? Então vem com a gente!
Cuide da Iluminação de entrada/fachada
A iluminação da entrada/fachada valoriza o projeto arquitetônico da casa, pois é como se fosse o cartão de visitas da residência. O ideal é que a iluminação embeleze o lugar sem ofuscar as pessoas. Especialistas recomendam o uso da luz fria, na cor branca, pois o aspecto é bonito e agradável nas fachadas. Outra dica bacana é usar luzes delimitadoras ou refletores apontando o caminho para os visitantes. Isso evita tropeços, além de ficar super charmoso em terrenos grandes.
Ilumine o número da casa
Muitos não prestam atenção à iluminação do número, mas este detalhe é extremamente importante para facilitar a localização da residência. O mais recomendado é iluminar o número com brilho suficiente apenas para sua identificação. Uma boa pedida neste sentido é usar lâmpadas halógenas, pois elas produzem luz instantânea de alta qualidade, sem incomodar a visão.
Capriche na iluminação de jardins e varandas
A varanda é o espaço perfeito para relaxar, ler e conversar com os amigos. Por isso, aposte em uma iluminação agradável e bonita. Usar luminárias decorativas e mais rústicas é uma excelente aposta para agregar charme a essa área.
Quanto aos jardins, é preciso focar tanto na estética quanto na funcionalidade. Luzes de parede, lâmpadas delimitadoras e luzes de piso podem deixar o jardim encantador à noite. A iluminação uplighting ilumina o chão de baixo para cima, enquanto a iluminação front lighting é ideal para paredes e fachadas. Saiba diferenciá-las!
Os refletores coloridos são bem-vindos neste tipo de área, mas cuidado com exageros! O tom de âmbar, por exemplo, fica super delicado nas áreas externas das casas. Por outro lado, cores como azul e verde tendem a ficar bacanas apenas em espaços bem grandes, como os sítios e clubes.
Dicas extras
- A iluminação da garagem deve ser suficiente apenas para que o morador estacione o carro com segurança;
- Refletores perto de plantas dão um efeito maravilhoso;
- Decks ficam super charmosos quando possuem uma iluminação adequada;
- A iluminação em churrasqueiras e espaços gourmet deve ser básica e agradável, afinal, pessoas se reúnem nessas áreas;
- Use iluminação automatizada: ela garante a segurança e evitam a incidência de assaltos quando os moradores estão fora de casa;
- A iluminação de piscinas deve ser projetada por um profissional e as lâmpadas precisam ser de baixa voltagem para evitar choques elétricos. Além disso, existem sistemas de fibra ótica que conduzem a luz para dentro da piscina;
- Lembre-se que as lâmpadas de Led são mais econômicas e duráveis, mas não funcionam em todos os casos.
Ao projetar a disposição de áreas externas como varandas, decks, áreas de churrasco e lazer, jardins e demais locais, a iluminação merece todo um cuidado especial para compor o clima perfeito para cada ambiente. E você, gostou das dicas?
Fonte: http://blog.tendtudo.com.br/4-dicas-iluminacao-areas-externas/