quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ciclo Sustentável da Philips

A Philips já desenvolve ações de coleta e reciclagem de seus produtos, através do programa Ciclo Sustentável.
O mecanismo de funcionamento do programa é relativamente simples. O consumidor leva o produto ao posto credenciado mais próximo de sua residência e faz uma declaração de doação do mesmo. A assistência técnica direciona o artigo a uma empresa parceira da Philips, responsável por desmontar e oferecer o destino mais adequado para os componentes que não serão reaproveitados.


Foto: Blog Carraspana Campista

Saiba mais no link: http://www.sustentabilidade.philips.com.br/responsabilidade-ambiental/programa-philips-ciclo-sustentavel.htm


Fontes: Revista Potência (Abreme), Ano 7, N°710 - Fragmento extraido da matéria: "Logística Reversa", pág 22.

Fonte da foto: http://carraspanacampista.blogspot.com/2011/08/cidades-ganham-programa-de.html

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Relógio de ponto nada ecológico

Na nossa luta para termos uma Santil mais ecológica, nos deparamos com a nova lei (Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego), que exige um novo relógio de ponto.
Neste sistema, cada funcionário imprime por dia, 04 tickets para comprovar suas saídas e retornos da empresa. Eles acabam jogando estes tickets no lixo, sendo descartados diaramente 1260 papeizinhos...Essa é a lei antiecológica!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Energia sustentável

Acreditamos que a energia pode ser conduzida de forma sustentável. Vejam esta matéria sobre o cobre:

Foto: Comercial Universo
A energia elétrica sustentável é o conceito que prima pelo aumento da eficiência energética no uso da corrente elétrica. Este conceito expõe preocupações em nossa sociedade global, tais como a solução da forma de conservação e incrementação a disponiblidade de energia ou a busca de formas para a redução dos perigosos gases de estufa.
Produtos elétricos fabricados com conceitos de energia elétrica sustentável utilizam menos energia que os fabricados com padrões tradicionais.
O fator chave responsável pela melhora da eficiência energética é o uso de cobre e a existência de maiores quantidades desse metal (do que é requerido) em produtos elétricos padrões. Isso se deve porque o cobre tem extraordinárias propriedades de condução elétrica que aumentam os níveis de eficiência energética dos produtos elétricos.
A energia elétrica sustentável oferece ao mercado oportunidades para alcançar benefícios financeiros, meio ambiente e relacionados com a saúde.
Os produtos que são energicamente eficientes produzem importantes impactos positivos durante sua vida útil. As razões são as seguintes:

Menores custos operativos: os usuários se beneficiam na diminuição das contas de luz e custos de manutenção.

Aumento de confiabilidade: produtos com eficiência energética são mais confiáveis que os bens standard. Os usuários de produtos eficientes energicamente se beneficiam de uma menor freqüência de manutenção.

Maior vida: os produtos eficientes em energia geralmente duram mais tempo que os bens standard. Os usuários não precisam substituir esses aparelhos com tanta freqüência.

Menor risco de curto-circuito: os produtos com eficiência elétrica têm um menor máximo de demanda energética. Isso ajuda a reduzir o risco de curtos-circuitos e blecautes, assim como os custos extraordinários que podem resultar das interruções de energia.

Mais capital para investimentos: ao usar produtos eficientes, as economias derivadas das contas elétricas mais baixas , os menores custos de manutenção, maior vida útil dos produtos e menores riscos de enguiços na energia, podem ser usados para investimentos empresariais estratégicos, que permitam às companhias crescer e prosperar.

Ao possuir energia elétrica sustentável e usá-la de maneira proveitosa e eficiente, as plantas geradoras queimam menos carvão e emitem menos gases estufa e mercúrio ao ambiente, que são prejudiciais a saúde.

O cobre é o material sustentável preferido quando se necessita alta condutibilidade elétrica. Por exemplo, o cobre conduz a eletricidade 60% melhor que o alumínio, cinco vezes melhor que o ferro, dez vezes melhor que o aço e 18 vezes melhor que o titânio. A prata é o melhor metal que tem condutibilidade elétrica, porém é mais caro e acaba não sendo utilizado nas aplicações elétricas, em sua maioria.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Hoje ficamos tristes em saber que nossos colaboradores estão imprimindo 113.000 folhas de papel por mês.
Continuamos com nossa luta para diminuirmos este número.