quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reconhecimento Ambiental



A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) concedeu à ArcelorMittal Aço Longos o certificado de qualidade ambiental, denominado Rótulo Ecológico ABNT. A certificação permite que os clientes identifiquem os produtos ambientalmente corretos que atendem às necessidades da construção civil.

Para o gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal, José Otávio Andrade Franco, a utilização de material com essas certificações colabora para que as construções verdes (green building), que buscam alta ecoeficiência e baixo impacto socioambiental, possam ser reconhecidas por organizações da área, como o Green Building Council Brasil. O programa de rotulagem ambiental (ecolabelling) é uma metodologia voluntária de certificação de desempenho ambiental de produto, concedido por uma entidade independente, de forma imparcial.

A certificação foi conferida após auditorias e analises técnicas nas unidades da ArcelorMittal de Juiz de Fora, Piracicaba, Cariacica, Itaúna e São Paulo. Certificado contempla vergalhões, telas soldadas, treliças, pregos arames para amarração, perfis leves e fios e barras laminadas para uso na construção civil e vale por três anos.  

Fonte: Revista Anamaco - Ano XXI -  Nº 224 2011 - "Fatos & Pessoas" - pág. 18

sábado, 17 de dezembro de 2011

Educação ambiental – Projeto Era – Instituto Empalux – Empalux


A Empalux lançou no final de Outubro o Projeto ERA (Educação para Reciclagem Ambiental) em parceria com a Bulbox, empresa que faz a descontaminação de lâmpadas fluorescentes. O objetivo é levar informações a crianças sobre a necessidade da preservação ambiental através do descarte adequado de lâmpadas fluorescentes.

O projeto piloto foi apresentado no Colégio Padre João Bagozzi, com palestras educativas para mais de 500 crianças. Além de ensinar as crianças sobre a correta destinação, as palestras também destacaram a importância de trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que economizam cerca de 80% de energia em relação às incandescentes, diminuindo o descarte e, consequentemente, a geração de lixo.

Os alunos que assistem às palestras recebem um certificado de participação e levam para casa um gibi que tem como protagonista o “Erinha” um super herói em forma de lâmpada que alerta sobre o descarte correto do produto. Em sua estrutura, o projeto também conta com o site www.institutoempalux.com.br/era, onde as crianças podem ver o conteúdo do projeto, baixar o gibi do “Erinha”, se divertir com jogos e entrar em contato com o Instituto.

O ERA esta aberto para qualquer escola que tenha interesse e deseja participar do projeto. As escolas interessadas podem entrar em contato com o Instituto Empalux pelo e-mail: institutoempalux@empalux.com.br

Fonte: Revista Potência da Abreme - Ed.Grau 10 - Ano 8 / Nº 75 "Os Melhores Fornecedores de 2011" - pág. 8