terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mitos, verdades e dicas sobre o consumo de energia da geladeira



Utilizar a energia elétrica com eficiência significa combater o desperdício, consumindo apenas o necessário e preservando os recursos naturais do planeta e garantindo uma boa economia na conta de luz

Mitos, verdades e dicas sobre o consumo de energia da geladeira:

1 - Desligar a geladeira durante a noite de sono não diminui o consumo de energia?
Não. Algumas pessoas acreditam que desligando a geladeira durante a noite da tomada e religando na manhã seguinte reduz o consumo de energia elétrica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as geladeiras estão no topo da lista dos eletroeletrônicos que mais gastam energia. Mas desligar o equipamento todos os dias pode aumentar o valor da conta de luz e não diminuí-la. 
Isso porque a geladeira opera a uma determinada temperatura. Quando é desligada, para de funcionar e a temperatura interna aumenta. Quando é novamente ligada a energia, o motor opera ainda mais para baixar a temperatura. Ou seja, mantendo a geladeira ligada o tempo todo permite que o motor trabalhe menos para manter o mesmo nível de temperatura.

2- Gelo acumulado no freezer gasta mais energia?
Sim. É importante descongelar regularmente a geladeira e o freezer, evitando que se formem camadas de gelo com mais de meio centímetro de espessura

3- Colocar alimentos quentes na geladeira gasta mais energia?
Sim. A geladeira tem de trabalhar mais para equilibrar a temperatura interna, gastando mais energia

Dicas para economizar: 
- Adquira refrigeradores com o selo PROCEL A, eles economizam energia em relação aos outros. Mesmo que sejam um pouquinho mais caro você certamente economizará no longo prazo.

- Instale o refrigerador em local arejado e protegido do calor do sol e do fogão. A alta temperatura atrapalha as trocas de calor do refrigerador.

- Antes de abrir a geladeira pense no que vai pegar. Geladeira aberta absorve calor do meio e para restabelecer a temperatura gasta-se muita energia.

- Evite forrar as prateleiras e superlotar o eletrodoméstico, isto atrapalha a convecção.

- Não coloque alimentos quentes no refrigerador e lembre-se que líquidos devem ficar tampados.

- Mantenha a borracha de vedação em perfeito estado, caso não esteja troque por uma nova. Em poucos meses você economizará o valor da borracha na conta de luz.

- Não deixe acumular gelo no congelador, o gelo é um bom isolante térmico o que dificulta as trocas de calor. O gelo joga o trabalho do motor fora, é gasto sem retorno!

- Limpe o radiador periodicamente para que a gordura e a poeira que nele se depositam não reduzam a transferência de calor para o ambiente.

- Organize os alimentos de maneira a deixar um pequeno espaço entre eles, isso facilita a convecção.