segunda-feira, 29 de junho de 2015

Sua conta de luz veio alta demais?



Estamos sofrendo grandes aumentos por parte do governo, mas, já feitas estas considerações, você continua desconfiado do valor de sua conta de luz?Confira as super dicas da Elektro:
Orientações sobre conta alta
Se ao receber a sua conta de luz você identificar uma diferença muito grande entre os valores da conta atual e da anterior, siga nossas dicas abaixo para tentar identificar as possíveis causas:
  •  Acompanhe a leitura do medidor: Anote a leitura atual do seu medidor, subtraia da última leitura emitida em sua conta de luz e divida esse valor pela quantidade de dias entre elas. Esse resultado será o seu consumo médio diário que poderá auxiliá-lo a identificar se você está realmente consumindo mais energia. Mais detalhes em Cálculo e histórico de consumo.
  • Possível erro na anotação da leitura: Seguindo os passos do item anterior, ao anotar a leitura do seu medidor você poderá confrontá-la com a última anotada na conta e, caso a leitura atual esteja menor que a anterior, encaminhe uma solicitação de análise para a cia responsável pela distribuição elétrica da sua região
  • Mudança de alíquota do ICMS: Mesmo uma pequena variação de consumo pode provocar alteração no valor de sua conta de luz. Isso acontece devido à mudança de faixa da alíquota de ICMS do seu Estado (SP ou MS). Mais detalhes em Tributos recolhidos.
  • Acúmulo de contas (plurimestral): Sua conta pode estar trazendo o valor acumulado dos últimos meses, não cobrados, devido ao faturamento plurimestral das contas demonstrativas/vinculadas. Mais detalhes em Conta demonstrativa ou vinculada.
  • Taxas de serviços prestados: Veja se na sua conta não estão relacionados taxas de serviços solicitados por você, tais como religação, custo de diferença de medição (troca de medidor em ligação nova ou reforma), etc.
  • Tarifa social: Se a unidade consumidora for utilizada apenas como residência, pode ser que você tenha direito a tarifa de energia com desconto (baixa renda). Para isso você deve atender algumas exigências governamentais.
  • Teste no medidor: Se mesmo com as informações acima você ainda tiver dúvidas sobre o seu consumo de energia, você pode realizar um teste simples e rápido em seu medidor. Veja a figura acima. 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Santil destaca alternativas às lâmpadas incandescentes



Lâmpadas fluorescentes e de LED são opções eficientes
e econômicas para a iluminação de ambientes residenciais, comerciais
e de via públicas e estão cada vez mais acessíveis


No próximo dia 30 de junho, as lâmpadas incandescentes de 60W – a potência mais utilizada pelos brasileiros – deixam de vez o mercado. Para muitas pessoas, a medida pode provocar dúvidas quanto ao que fazer quando as lâmpadas de suas casas queimarem, já que as incandescentes vêm iluminando há mais de um século os mais diversos ambientes residenciais ou corporativos. Os consumidores, entretanto, podem contar com soluções variadas.

Karina Jorge Bassani, diretora financeira da Santil, uma das principais distribuidoras de materiais elétricos do país,destaca que este é um movimento mundial que atende às novas necessidades de economia de energia elétrica, problema que afeta a todos. “Com o passar dos anos, a evolução tecnológica acompanhou as mudanças no estilo de vida das pessoas e a inevitável elevação da demanda. Aumentaram as exigências por mais eficiência, com economia de energia elétrica e redução de custos, sejam em empresas ou em nossa casa”, afirma.

Muitos consumidores podem ficar inseguros, mas o mercado já oferece produtos cada vez mais aperfeiçoados, com preços que estão, gradativamente, em queda. As lâmpadas fluorescentes foram um dos primeiros passos de sucesso no sentido de oferecer uma resposta eficaz aos desafios que surgiam.

Criada em 1938, esse tipo de lâmpada foi muito utilizada em uso comercial e industrial. Desde 2001, quando o país despertou para o déficit energético, com o chamado “apagão”, as fluorescentes passaram a ser fabricadas em formatos compactos, conquistando significativas parcelas de consumidores, em busca de boa luminosidade, durabilidade, com economia de energia. Essas lâmpadas economizam cerca de 40% de energia elétrica se comparadas às incandescentes.

Mais recentes são os produtos com LED (Light EmitingDiode/Diodo Emissor de Luz) – existente desde 1962. O aperfeiçoamento desta tecnologia vem permitindo a ampliação da gama de itens, para diferentes aplicações e que atendem a gostos variados, com economia energética de cerca de 80% em comparação às incandescentes.

Aos poucos, essa alternativa vem conquistando os consumidores, que têm à disposição uma variedade de marcas e tipos de produtos para quaisquer necessidades. As opções são inúmeras e estão cada vez mais acessíveis. O LED já é utilizado nos mais diferentes tipos de lâmpadas, o que amplia a gama de aplicações e atende às diferentes necessidades e projetos decorativos.

São plafons, luminárias, lustres, componentes diversos e lâmpadas decorativas e funcionais, com diferentes potências, cores e formas, incluindo o formato de bulbo como das incandescentes, com luz branca e amarela, que resgata a sensação de conforto visual atribuída às antigas lâmpadas. “Nossos vendedores estão sempre preparados para ajudar a sanar dúvidas dos consumidores com relação à equivalência entre os modelos, aplicações mais adequadas, instalação, etc.”, ressalta Karina.

Nova luz
O processo de banimento das lâmpadas incandescentes foi iniciado em 2010 e visa retirar do mercado os produtos energeticamente ineficientes. A crise hídrica e energética, os altos custos de energia contribuem para o desenvolvimento de uma nova visão sobre o problema.


“Os recentes reajustes dos custos de energia elétrica vem provocando um aumento da demanda por lâmpadas economizadoras. Na Santil, o aumento das vendas de LED foi de 200% em 2014, se comparado a 2013. Essa preocupação demonstra que um novo ciclo se inicia. Um ciclo virtuoso, no qual todos ganham e pelo qual todos devem trabalhar: setores públicos e privados, indústria e comércio e a sociedade”, finaliza Karina.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Santil investe em ações sustentáveis





As iniciativas colocadas em prática visam, além da economia
imediata de recursos e maior proteção do meio ambiente, despertar
a consciência de cada colaborador para o tema



Atenta à questão da sustentabilidade e ciente da responsabilidade que pessoas e empresas devem ter em favor ao meio ambiente, a Santil - uma das principais distribuidoras de material elétrico do país - coloca em prática várias iniciativas para estimular o consumo consciente e o descarte correto. Além de resultados práticos no dia a dia da empresa, as medidas têm como objetivo maior, despertar a consciência de todos os colaboradores para a importância do tema.

“Dependemos da participação de cada indivíduo e de atitudes conscientes, para avançar no campo da sustentabilidade que, sabemos, envolve aspectos econômicos, equilíbrio social e preservação do meio ambiente”, destaca Karina Jorge Bassani , diretora financeira da Santil.

Já há alguns anos a empresa criou programas internos de incentivo ao descarte adequado e ao consumo e utilização racional dos recursos disponíveis, valores já incorporados no dia a dia da maior parte dos colaboradores e comprovados com o levantamento financeiro dos últimos anos na compra de papéis, envelopes, tintas para impressão e copos descartáveis, por exemplo.

Apesar do constante aumento do quadro de colaboradores, a Santil tem conseguido reduzir, proporcionalmente, o consumo destes itens. Também tem alcançado resultados bastantes positivos em relação à mudança de hábitos. “Após uma forte campanha interna, hoje, quase todos os funcionários dos escritórios administrativos abandonaram os copos descartáveis e adotaram as garrafinhas ou copos individuais para água”, conta Karina. Do mesmo modo, a coleta seletiva foi implantada com sucesso em todos os pontos de venda, no Centro de Distribuição e na sede administrativa.

As campanhas para uso racional de papéis e tintas para impressão são regulares. Mais do que mensagens de incentivo e conscientização, os colaboradores já recebem sugestões de ações a serem adotadas, como procedimentos para imprimir frente e verso, configurar margens e copiar e colar apenas o conteúdo de interesse para impressão. Regularmente, processos operacionais são revisados com o objetivo de diminuir ou eliminar a impressão e arquivo de papéis desnecessários.

Envelopes são reutilizados e as sobras de papéis são picotadas e aproveitadas nas embalagens de produtos frágeis. Da mesma forma, sobras de embalagens de papelão e até de pallets de madeira são reaproveitados nas operações de armazenamento e entrega.


Parcerias com fornecedores comprometidos com a sustentabilidade são priorizadas e já geraram boas iniciativas, como o Selo Sacola Verde de Garantia, da Siemens, que dá autonomia à Santil para troca de produtos, que são encaminhados diretamente para centros de descarte e reciclagem autorizados.

Responsabilidade social
Além das práticas que demonstram respeito e preocupação com o meio ambiente, a Santil está atenta aos aspectos econômicos e sociais, que visam o bem-estar das gerações futuras e estão totalmente integrados ao conceito de sustentabilidade. Por isso, mantém também uma estrutura de Recursos Humanos que permite e valoriza a carreira profissional interna e inclui política de subsídios para qualificação e melhoria da formação acadêmica.

Há também as iniciativas dirigidas a comunidades externas. Entre elas, estão doações mensais a entidades envolvidas com o cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; e a distribuição de alimentação a moradores de rua da região central de São Paulo. Este trabalho, realizado duas vezes por semana, há mais de 10 anos, inclui o preparo e a distribuição de 9.720 refeições por mês.

Nos pontos de venda, a Santil disponibiliza caixas para doação de cupons fiscais, que são encaminhados a uma instituição que presta auxílio a crianças e adultos carentes com deficiência intelectual.

Ainda com o objetivo de difundir os conceitos que envolvem a sustentabilidade e estimular o debate entre colaboradores, parceiros e clientes, a Santil criou, em 2011, o Blog EcoSantil, que reúne notícias ligadas à sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente.

Conheça a santil: www.santil.com.br