segunda-feira, 20 de junho de 2011

Descarte de Lâmpadas

Depois de comprovado pela Abilumi a maior economia ao substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, cresce ininterruptamente preferência  por esse tipo de lâmpada, cujo interior há mercúrio, que é uma substância poluente e prejudicial a saúde .
É de se esperar que o descarte adequado do produto pós-consumo seja o centro das atenções por parte dos importadores e do poder público.
Segundo a ABilumi, foram identificados aqui no Brasil, apenas dez empresas que oferecem serviço de reciclagem de lâmpadas, onde a maior parte se localiza no estado de São Paulo. Além de existir poucas empresas no ramo, para piorar a situação, a logística de transporte de resíduos perigosos - o caso em questão, torna-se complexa em função da legislação brasileira sobre o tema. Para realizar o transporte desses materiais, são exigidas documentações, classificações e advertências, ou seja, é um procedimento burocrático correto e louvável, claro, mas um pouco mais de flexibilidade nessa operação facilitaria, em grande parte, qualquer esforço pela reciclagem.

Cuidados

O consumidor precisa ter cautela para o manuseio e uso das lâmpadas fluorescentes, especialmente quando houver a quebra da lâmpada, o que libera o mercúrio no ar. Confira a seguir os procedimentos recomendados pela ABilumi nessa circunstância.

  • Não utilizar equipamento de aspiração para a limpeza;
  • Logo após o acidente, abrir todas as portas e janelas do ambiente, aumentando a ventilação;
  • Ausentar-se do local por, no mínimo, 15 minutos;
  • Após os 15 minutos, colete os cacos de vidro e coloque-os em saco plástico. Procure utilizar luvas e avental para evitar contato do material recolhido com a pele;
  • Com a ajuda de um papel umidecido, colete os pequenos resíduos que ainda restarem;
  • Coloque o papel dentro de um saco plástico e feche-o;
  • Coloque todo o material dentro de um segundo saco plástico. Assim que possível, lacre o saco plástico evitando a contínua evaporação do mercúrio liberado;
  • Logo após o procedimento, lave as mãos com água corrente e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário