segunda-feira, 28 de julho de 2014

A diferença entre choquinho e chocão




Há sempre uma polêmica quando dizemos que um choque de determinado valor (por exemplo de 110 volts) pode não levar a pessoa a óbito. No popular, um choquinho não faz mal,  só serve para acordar a pessoa que o tomou. Ou então se diz “Um choque 110V não oferece perigo. O perigoso é um choque 220V”.
Parece que não, mas esta é uma das crenças populares mais fortes e por este motivo leva inúmeras pessoas a óbito. Só em 2013 foram 592 no Brasil. Achar que um choquinho de 110 volts não mata é algo muito perigosos, pois na realidade valores acima de 50 volts em áreas secas já são perigosos.
Vamos tentar mostrar qual a diferença entre um choquinho e um chocão. O choque elétrico se dá pela diferença de potencial entre dois pontos. No caso da maioria dos choques elétricos que conhecemos esta diferença de potencial está entre uma estrutura metálica energizada por um determinado potencial (pode ser 110, 220, ou qualquer outra tensão) e a terra, o qual nos referimos como “zero”. Esta diferença causa a movimentação de elétrons pelo condutor (no caso o corpo humano), transferindo os elétrons de um potencial para outro. Esta movimentação de elétrons é chamada de corrente elétrica e depende da resistência do corpo que a conduz.
Um estudo realizado pela IEC (Comitê Internacional de Eletrotécnica) mostrou que uma corrente de 30mA passando pelo coração de um ser humano pode causar parada cardíaca e levar a pessoa a morte. Observe que este valor é 1.500 vezes menor que a corrente que passa por um chuveiro elétrico. Se fizermos um exercício simples, no qual 110V aplicado a um corpo humano com resistência aparente de 2.500 ohms (unidade de medida da resistência) veremos que por este corpo pode passar uma corrente de 44mA, ou seja, maior que o valor estimado como limite do corpo para um choque elétrico. Neste caso um choque 110V é também perigoso e pode matar.
Portanto qualquer choque, seja choquinho ou chocão, é um perigo para os usuários. E esta condição deve ser eliminada de imediato. Se você tem na sua casa algum equipamento que esteja dando um choquinho, desligue-o imediatamente e peça o conserto urgente. Também verifique a instalação elétrica, pois ela não deveria permitir que um equipamento com defeito desta natureza continuasse energizado.
Solução? A instalação de um DR já pode ser o suficiente para reduzir estes efeitos.
Não se arrisque! Eletricidade é coisa séria e pode matar…

Fonte: http://programacasasegura.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário