segunda-feira, 27 de junho de 2016

Como preparar uma festa junina segura


Em época de Festa Junina chegou, tem coisa melhor do que um Arraiá regado à muito quentão, paçoca e pé-de-moleque?
E você já está de prontidão para colocar todas as bandeirolas, luzinhas e adornos para deixar essa festa ainda mais divertida!
Mas é aí que mora o perigo! Assim como os fogos de artificio são perigosos, se sua casa não estiver com a instalação elétrica em dia para receber novas luzes, adornos, e outros equipamentos, a sua festa pode tornar-se uma frustração. Você corre o risco de sua festa ficar às escuras ou até mesmo um incêndio.
Por isso, preste atenção nas dicas de quem entende do assunto: a Isabela e o Ernesto, os eletricistas conscientes do programa casa segura! Assim você pode curtir com tranquilidade o seu Arraiá:
• A festa será na área externa da casa e você resolveu instalar o micro-ondas para estourar a pipoca lá mesmo?Preste muita atenção, pois o risco de sobrecarga na instalação é grande! O Micro-ondas é um dos grandes comilões de energia e muitas vezes as tomadas da área externa podem não estão 
dimensionadas para a quantidade de energia exigida pelo eletrodoméstico. Se a tomada não tem informações claras sobre a potência máxima suportada, é mais seguro manter o micro-ondas na cozinha mesmo.

• Pensou em colocar luzes externas, adornos coloridos iluminando a entrada da casa? Tudo isso é muito legal, desde que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
• Outro ponto importante: confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.
• No meio do Arraiá a lâmpada queimou? É hora de parar a quadrilha e desligar o quadro de luz para trocar a lâmpada. Nunca toque na fiação ou substitua uma lâmpada queimada com o circuito de energia ligado.
Aproveite essa época de alegria para revisar sua instalação elétrica e lembre-se: não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e realizar a instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário