terça-feira, 27 de setembro de 2011

Afinal de contas, o que é LED?


Foto: Site Obvious

A palavra LED está sendo muito falada nos últimos tempos, porém ela não é tão nova quanto parece. Antes de se tornar famoso, o LED era muito utilizado na indústria eletrônica. Hoje em dia, o uso dessa fonte de luz cresce cada vez mais.

Significado:

A sigla LED significa em português Diodo Emissor de Luz. Entretanto, os diodos podem emitir uma luz infravermelha invisível para o olho humano. Uma das utilizações dessa luz invisível é em controle remoto de televisão. Portanto, o nome correto para LED seria VLED - Diodo Emissor de Luz Visível.

Funcionamento:

O LED é composto por dois materiais, um carregado positivamente, o tipo P e outro carregado negativamente, o tipo N. Quando a corrente elétrica passa por esses materiais, acontecem reações e, por fim, a luz é emitida.
No caso de uma lâmpada LED funcional, existe um conjunto de três seções diferentes: o próprio LED, o circuito que o alimenta com energia e a fonte que regula a tensão usada pelo LED, que é muito mais baixa do que a tomada ou a lâmpada. Vale ressaltar que o LED acende por si só e não precisa de um filamento como uma lâmpada comum. Isso o torna mais resistente e durável.

Por que o LED é mais sustentável?

  • O LED não possui mercúrio em sua composição, o que o torna ecológicamente correto;
  • Uma lâmpada incandescente converte em luz 5% da energia que consome. Já o LED converte até 40%. Em suma, essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios para o Meio Ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário